Como organizar sua casa para as festas de Fim de Ano
Olá pessoal, boa tarde!
Para a área social, a home organizer Ingrid Lisboa aconselha que sejam guardados alguns objetos especiais, como lembranças de viagens ou bibelôs. "Por conta da festa, algumas pessoas ficam mais displicentes quanto a educação dos filhos, podendo causar um problema para quem recebe os convidados em sua casa e não tem um grau de intimidade suficiente para chamar atenção das crianças", comenta Ingrid.
Sobre as memórias espalhadas pela casa em porta-retratos, Ingrid comenta que geralmente as crianças não se interessam por esse material e, por fazer parte da decoração, não precisam ser guardados em outro ambiente. A organizer Adriana Saade comenta que natal é tempo de tirar todos os enfeites dos armários e redecorar a casa, já que esse tipo de decoração só se usa uma vez no ano. Uma opção, segundo Adriana, é substituir algumas peças da decoração original pelas natalinas, mas sem exagerar.
Um ponto importante a se observar é quanto a configuração da sala e se os móveis do ambiente são suficientes para receber todos os convidados. Ingrid sugere prioridade para a mobilidade dos convidados, relocando inclusive os móveis de um ambiente para o outro. Outra sugestão da organizer é transformar a mesa lateral em mesa de bebidas e petiscos para desafogar a mesa principal. Adriana comenta que se for preciso mudar a casa para receber os convidados, que seja feito com quatro dias de antecedência, aproveitando a movimentação dos móveis para limpar o ambiente.
Cozinha
Adriana Saade comenta que em relação ao preparo do jantar e petiscos, o anfitrião tem três opções: preparar todo o jantar, encomendar em uma empresa especializada em organização de festas ou realizar a tradicional festa americana, onde cada convidado leva um prato pronto para contribuir com a refeição.
Para evitar surpresas, a encomenda do jantar deve ser feita com 15 dias de antecedência, sendo retirado no dia da festa, até o meio dia. No caso da festa americana, Saade sugere combinar o que cada um vai levar e se serão usadas as travessas do dono da casa.
Preparar o jantar em casa é uma escolha que rende mais trabalho e merece atenção especial. Adriana sugere que o anfitrião se programe com 15 dias de antecedência para comprar a maior parte dos ingredientes utilizados nas festas , como bebidas e carnes congeladas, evitando as correrias e tradicionais filas nos supermercados. Perecíveis, como frutas frescas e saladas, devem ser comprados com dois dias de antecedência para conservar textura e sabor. Saade sugere a contratação de pelo menos um auxiliar, copeira ou garçom, para ajudar no atendimento aos convidados, permitindo que os donos da festa também aproveitem a festa.
Ingrid aconselha a organizar a cozinha na véspera, tentando adiantar o trabalho. Para ganhar tempo, a especialista sugere deixar as frutas picadas para os drinks e preparar as sobremesas em potes individuais , evitando o uso de travessas e outros utensílios. "É comum que o anfitrião passe a noite na cozinha ou precise sair da mesa com frequência para buscar algum item. Por isso, a sugestão é pensar em um cardápio prático, que não precise ser preparado na hora", comenta Lisboa
Adriana Saade comenta que além das roupas, é aconselhável separar um espaço no armário para guardar também a mala de viagem, evitando que ela fique jogada em qualquer canto do quarto. Adriana lembra que a casa toda deve estar organizada para receber os convidados. "Não adianta organizar a área social e esconder a bagunça na área íntima. É preciso organizar tudo", reforça.
Ingrid e Adriana sugerem que alguns mimos sejam deixados à disposição do hóspede, como chinelos, toalhas, cobertores, roupa de cama, jogo de lençol, xampu, condicionador, creme dental e escova nova.
Ingrid comenta que é interessante conhecer os hábitos do hóspede, que tende a respeitar os horários da casa. É importante deixa-lo à vontade, mostrando onde ficam os utensílios de cozinha e a despensa de mantimentos. Caso ele esteja faminto no meio da madrugada, não será preciso acordar os anfitriões muito menos passar fome.
Fonte: BBEL
0 comentários: